O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

Isaías 55( 1-6) Estudo:“Buscai ao Senhor Enquanto se Pode Achar”

Isaías 55( 1-6) Estudo:“Buscai ao Senhor Enquanto se Pode Achar”

A declaração “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6).

O convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” foi feito através do ministério do profeta Isaías. Esse convite faz parte de uma seção do livro de Isaías que fala do plano de Deus para restauração e salvação do seu povo. Além disso, é nessa seção que está registrada a referência mais clara do livro ao ministério do Messias. O capítulo 53, por exemplo, traz uma exposição profunda acerca da obra de Cristo como o Servo sofredor.

Neste capítulo de Isaías 55 estudo é tratado sobre mais uma mensagem messiânica – e também muito importante para os dias atuais – trazida pelo profeta Isaías.

Em uma continuação dos capítulos anteriores, agora ele dá ênfase às bênçãos contidas na graça de Deus.

O perfeito sacrifício que seria feito pelo nosso Senhor Jesus iria mudar completamente a perspectiva de quem o recebesse como o único e suficiente salvador.

Por isso, o profeta convida todos os sedentos a buscarem a vida plena e satisfatória encontrada no Criador. Acompanhe!

Isaías 55 estudo: Contexto histórico

O contexto de Isaías 55 se dá em uma palavra profética de como seria a vida daqueles que ouvissem a mensagem da cruz, isto é, o evangelho da salvação.

De forma provocativa, o conteúdo deste capítulo realiza a dicotomia entre a vida guiada pelo senhor e a que está distante Dele.

Uma vez que os sedentos só estão neste estado porque ainda não beberam da água da vida.

A busca ao criador, por sua vez, traz uma nova realidade para o indivíduo, além de fazê-lo viver com propósito.

Isso porque, a graça proveniente do sacrifício do nosso Criador é transformadora e pressupõe uma vida extraordinária para quem a recebe.

Isaías 55:1) O convite aos sedentos

Isaías 55:1

Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

Todas essas pessoas são convidadas a virem às águas e a comprarem alimento sem dinheiro. A frase “vinde e comprai sem dinheiro” é um paradoxo claro (Isaías 55:1). Isso significa que a possibilidade dessa busca não está na capacidade humana em buscar e encontrar a Deus, mas na graça divina onde Deus se permite ser encontrado por aqueles que o buscam. A salvação é um dom gratuito que não se fundamenta nos méritos humanos (Mateus 11:28; Romanos 10:13; Tito 3:5). Saiba o que é a salvação pela graça.

Deus não somente dará gratuitamente água, mas também bebidas mais substanciais como leite e vinho. Essas bebidas representam o sustento espiritual e o sustento físico.

(Isaías 55:2) O esforço errado

Isaías 55:2

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura.

O povo de Deus não estava aceitando a oferta gratuita de salvação representada pela água para o sedento. As pessoas gastavam seus recursos com coisas que não traziam satisfação para a alma.

Isaías 55:3) A promessa de vida para os ouvintes

Isaías 55:3

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi.

As infalíveis misericórdias de Davi é encontrada em 2 Samuel 7. A promessa inclui a afirmação de que a dinastia davídica seria estabelecida para sempre (2Sm 7:16).

No entanto, durante o cativeiro babilônico, a linhagem davídica de reis governando em Jerusalém terminou com Zedequias.

O Novo Testamento entendeu que a promessa incondicional se cumpriu em Jesus Cristo, o filho de Deus.

Deus promete salvar o seu povo do sequestro na Babilônia. Mas não só isso: se o povo tiver ouvidos atentos, Deus dará que possam ter a bênção da Salvação eterna. Basta uma coisa: obediência.

Isaías 55:4-5) O impacto às nações

Isaías 55:4-5

Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. – Isaías 55:4

Isaías 55:5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.

As promessas a Davi são estendidas para além do povo de Deus de maneira a incluir as nações. Em cumprimento ao pacto abraâmico (Gn 12:3), ela prevê um tempo em que as nações virão ao povo de Deus.

Isaías 55:6) A urgência em relação à busca ao Senhor.

Isaías 55:6

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. – Isaías 55:6

Esse convite certamente envolve a fé e o arrependimento verdadeiro. No processo da salvação fé e arrependimento andam juntos. É impossível haver genuína fé sem arrependimento, e arrependimento sincero sem fé verdadeira.

Aquele que busca ao Senhor através da fé, necessariamente deverá reconhecer sua pecaminosidade diante do Deus que é santo. Isso porque não há como buscar o santíssimo e justo Deus sem um abandono dos pensamentos maus e dos caminhos pecaminosos.

É por isso que imediatamente após o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” segue a indispensável exortação: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:7).

Aquele que escuta verdadeiramente o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, ao crer em Deus tão logo ele reconhece suas falhas e iniquidades. Ele entende que é incapaz de agradar ao Senhor por suas próprias forças, e que não pode resolver o problema dos seus próprios pecados. Então, com fé e arrependimento, ele suplica pelo perdão de Deus e repousa na promessa de sua misericórdia que o perdoa abundantemente.

Conclusão

O nosso coração é enganoso e, por vezes, nos inclina a fazer o que não devemos fazer. Por vezes caímos no erro seguindo a nossa própria “intuição”. Isaías nos afirma que o povo e os líderes estavam completamente enganados investindo o que não tinham em coisas que não satisfazem o seu vazio que é do tamanho de Deus. Precisavam de pão e compravam o que não é pão. É como se tivéssemos fome e usássemos nosso dinheiro para comprar um salgadinho ao invés de pão. Disfarça a fome, mas não têm os nutrientes necessários para alimentar o nosso corpo.

O povo estava confiando apenas em si mesmo ao invés de confiar naquilo que Deus pode dar.

E um dos problemas para isso era que, justamente, faltavam ouvidos atentos àquilo que Deus estava dizendo. O povo esqueceu de Deus e seguiu seu caminho, o que lhes levou à destruição.

O povo precisava apenas ouvir o conselho de Senhor e glorificá-lo em suas decisões.

Precisavam ter um relacionamento íntimo com Deus, pois era só o que ele lhes pedia: obediência

O profeta anuncia claramente o seu recado: Somente Deus pode lhes dar tanto a satisfação física como espiritual. Só Deus poderia matar a sua fome e sede por justiça e a sua fome e sede por salvação. E o melhor de tudo, isso é para todas as pessoas.

Deus não faz diferenças entre as pessoas. Para Deus, todos são bem-vindos e todas as pessoas podem aceitar o seu maravilhoso convite de Salvação.

Quem acha que está satisfeito não precisa de mais nada de Deus? Nossa sociedade moderna e consumista nos levou a acreditar cada vez mais que dependemos somente de nós mesmos para termos o sustento, o progresso material e uma boa vida. Basta uma seca, tempestade ou pandemia para sermos lembrados que dependemos completamente da provisão divina.


Descubra mais sobre O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE❤️🕊️

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Isaías 55( 1-6) Estudo:“Buscai ao Senhor Enquanto se Pode Achar”

O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️ 🕊️ © 2025 ROYAL ADDONS

OEVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. - Marcos 16:15

Categorias

Institucional

Siga-nos

OEVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️ 🕊️ © 2025 ROYAL ADDONS

Descubra mais sobre O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE❤️🕊️

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading