O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

História e biografia de Moisés segundo a Bíblia

História e biografia de Moisés segundo a Bíblia

Ao final do livro de Gênesis (primeiro livro da Bíblia), José leva sua família para o Egito. Nesse lugar, ele tinha muito poder e influência e onde conseguiu estocar comida o suficiente para que todo povo pudesse sobreviver uma grande seca.

Muitos anos se passaram, toda aquela geração morreu e um novo faraó reinou sobre o Egito. Esse faraó não conhecia a história dos hebreus, povo que crescia numericamente, e o que eles fizeram pelo país. Por isso, temeu que eles pudessem se voltar contra o rei, aliando-se com países estrangeiros e trazer ruína ao Egito.

Com esse pensamento, o rei tomou medidas para impedir que os hebreus continuassem se multiplicando. Aumentou a intensidade do trabalho deles, para oprimí-los, e mandou que todo menino recém-nascido fosse lançado no rio Nilo.

Quem foi Moisés na Bíblia?

Moisés foi o homem escolhido por Deus para liderar o povo de Israel em sua libertação da escravidão no Egito. A história de Moisés na Bíblia está registrada entre os livros de Êxodo e Deuteronômio.

Moisés é considerado o principal personagem bíblico do Antigo Testamento. Ele foi o legislador por meio do qual Deus constituiu os hebreus como nação, e os conduziu até os limites da Terra Prometida. Moisés é reconhecido como o autor dos cinco primeiros livros da Bíblia.

Nascimento do libertador.

A história do nascimento de Moisés é bastante conhecida. Quando ele nasceu no Egito, havia uma ordem de Faraó de que todo menino hebreu fosse lançado no rio. Todavia, seus pais desafiaram esse decreto e esconderam o menino. Mais tarde, eles o colocaram no rio dentro de um cesto de junco vedado com piche (Êxodo 2:3).

Quando a filha de Faraó foi ao rio se banhar, viu o cesto que flutuava e se afeiçoou ao menino. A irmã de Moisés que vigiava o cesto, muito provavelmente Miriã, viu quando a princesa o pegou. Então rapidamente ela se ofereceu para arrumar alguém que pudesse criá-lo como ama. Nesse caso, a mulher escolhida foi sua própria mãe biológica. Saiba mais sobre quem foi Miriã.

Quando o menino alcançou certa idade, ele foi levado à filha de Faraó, e passou a viver na corte egípcia. Não se sabe muita coisa sobre como foi a vida de Moisés no Egito. Tudo o que se sabe é que ele foi “instruído em toda a ciência dos egípcios” (Atos 7:22).

Quando já era um homem adulto, Moisés demonstrou se importar com seu povo de origem. Ao defender um hebreu que estava sendo espancado, ele acabou matando o agressor egípcio. Moisés pensou que ninguém havia visto o que ele fez, mas no outro dia, ao tentar intervir na discussão entre dois hebreus, um deles lhe acusou de assassinato (Êxodo 2:11-14).

Quando Faraó soube o que Moisés havia feito, procurou matá-lo. No entanto Moisés fugiu em direção ao deserto do Sinai,

Moisés se estabelece em Midiã e Deus o chama

Após fugir do Egito, Moisés chega a cidade de Midiã. Lá, ele se envolve com o sacerdote da cidade, Reuel (Jetro), que deu sua filha Zípora em casamento à Moisés.

Moisés acabou se casando com uma das filhas desse homem, Zípora. Com ela Moisés teve dois filhos: Gérson e Eliezer (Êxodo 2:22; 18:4). Ele também passou a cuidar do rebanho de seu sogro nas proximidades de Horebe, na península do Sinai. Saiba mais sobre o Monte Horebe.

Foi enquanto estava sendo pastor de ovelhas que Deus se revelou a Moisés e o convocou para liderar o povo de Israel em sua libertação do Egito. Ele estava cuidando do rebanho no deserto quando viu uma sarça ardente. Entenda o significado da sarça ardente.

Através daquele evento miraculoso, Moisés conheceu o Deus santo e vivo. Ele mostrou-se um tanto quanto relutante a retornar ao Egito. Porém ele recebeu de Deus a garantia de sua presença como sinal de que ele havia sido enviado pelo Todo-Poderoso, cujo nome é: “Eu sou o que Sou” (Êxodo 3:13-15). Saiba quais são os nomes de Deus.

Moisés também alegou não ser eloquente ao falar. Por isso Deus permitiu que Arão, seu irmão, servisse como seu porta-voz, declarando a mensagem dada pelo Senhor a ele (Êxodo 4:14-16).

Moisés volta ao Egito

Depois de ter passado quarenta anos cuidando de ovelhas no deserto, Moisés retornou ao Egito para confrontar Faraó e pedir a liberação do povo hebreu. Naquela ocasião ele já estava com oitenta anos de idade.

Moisés, então, volta para o Egito. Lá, ele consegue conversar com o próprio Faraó e explica que o povo hebreu deveria ser liberto. O Faraó, por sua vez, continuamente se recusa a permitir que seus escravos sejam libertos.

Faraó se opôs ao seu pedido e desprezou o Deus de Israel.

Tudo aconteceu conforme o plano soberano de Deus. Muitos anos antes, o Senhor havia prometido ao patriarca Abraão que julgaria a nação que haveria de dominar e oprimir o seu povo (Gênesis 15:13,14).

Deus então demonstrou, através de Moisés e Arão, sinais de seu poder, tanto aos egípcios quando os hebreus. Deus enviou uma série de dez pragas que significavam o juízo divino sendo derramado sobre a nação do Egito, seu rei e seus deuses. Maravilhas, sinais e pragas foram feitas por meio de Moisés, de forma a alertar o Faraó de que ele deveria libertá-los.

As pragas foram as seguintes: Sangue no Nilo; infestação de rãs; infestação de piolhos; infestação de moscas; morte dos rebanhos; feridas purulentas; granizo; gafanhotos; trevas; morte dos primogênitos.

Moisés liberta o povo

Depois que os primogênitos dos egípcios foram mortos, pela décima praga, o Faraó permitiu que os hebreus saíssem de sua terra. Já no caminho para fora do Egito, Moisés transmitiu a ordenança da Páscoa; em seguida o exército egípcio entra em perseguição ao povo.

Quando o exército já se aproximava do povo, Deus instruiu Moisés para que erguesse sua vara sobre o mar que estava à frente, pois as águas se dividiriam, a fim de que passassem para o outro lado em segurança.

Depois que o povo hebreu atravessou o mar, Deus instruiu novamente Moisés para que estendesse sua mão sobre as águas, para que elas fechassem atrás de si e livrassem o povo hebreu dos exércitos egípcios.

Sob o Monte Sinai

O primeiro destino dos israelitas, após a saída do Egito, foi o Monte Sinai. No caminho para lá, todos encontraram dificuldades com comida e bebida, estavam passando fome e sede. Nesse momento, Deus instrui Moisés a bater na rocha, no monte Horebe, para que jorrasse água e o povo pudesse beber. É nesse contexto, também, que Deus fornece o Maná para o povo comer.

Moisés atuava, também, como juiz entre o povo, mediando as disputas que os hebreus tinham entre si. Jetro, sogro de Moisés, o instrui a dividir essa tarefa com outras pessoas, fazendo-o escolher homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e sem ganância.

No Monte Sinai, Deus entregou a Moisés sua Lei. Essa Lei é a instrução de como Israel deveria se portar, como nação, tanto para fazer justiça entre seus membros, como para mostrar o caráter de Deus às outras nações ao redor.

Enquanto Moisés estava no monte, recebendo as leis de Deus, o povo criou o Bezerro de Ouro para adorar. Após sua descida, Moisés viu o ídolo, irou-se e quebrou as tábuas da lei e destruiu o bezerro. Depois de muito tempo intercedendo pelo povo diante de Deus, Moisés recebe novas tábuas da Lei.

Após esse segundo período no monte, Moisés retorna com a face resplandecente, por estar próximo da presença de Deus.

A história até esse ponto pode ser encontrada no livro de Êxodo.

As queixas sobre Maná

Assim que Moisés partiu com o povo do Monte Sinai, em direção a terra prometida (Canaã), eles reclamaram do maná. Pois embora fosse pão vindo dos céus, preferiam carne, que não comiam há muito tempo. Diante de tantas reclamações vindas do povo hebreu, Moisés se sentiu extremamente cansado, a ponto de desistir da vida e pedir a própria morte.

Números 11:14-15

Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”.

Após esse colapso, devido à grande responsabilidade, Deus fez com que setenta autoridades de Israel recebessem o Espírito, de forma que a responsabilidade de Moisés fosse compartilhada com eles.

Miriã e Arão criticam Moisés

No meio dessa jornada para a terra prometida, Moisés casou-se com uma mulher etíope (Números 12:1), e sofreu críticas de Arão e Miriã, seus irmãos. Ambos participaram ativamente de toda história de Moisés e estiveram presentes em todos os grandes momentos, mas não concordaram com sua atitude nesse ponto.

O texto bíblico cita o casamento de Moisés com a etíope como motivo inicial de desacordo, mas a fala de Deus, quando confronta os dois, revela que eles estavam se rebelando contra a autoridade de Moisés. Deus castiga Miriã, deixando-a leprosa; e Moisés, em compaixão, pede para que Deus cure sua irmã e a perdoe.

Os espias e a rebeldia do povo

Para reconquistar a terra prometida, terra dos antepassados dos hebreus, era necessário um plano de invasão. Parte desse plano era o recenseamento do povo, feito e registrado no início do livro de Números; e parte do plano era enviar espiões à terra, para que soubessem contra quem iriam lutar.

Moisés e Arão, então, enviaram doze espias. Após retornarem da expedição, dez dos espias aterrorizaram a população, afirmando que a batalha seria perdida, pois os inimigos são fortes demais. Convencidos, parte do povo se voltou contra Moisés e Arão, ameaçando-os de apedrejamento.

Deus estava disposto a aniquilar os rebeldes, mas Moisés novamente intercede por eles.

As Águas de Meribá e a Serpente de Bronze

Após a morte de Miriã ser contada em Números 20, é narrado que o povo, mais uma vez, teve sede. Foram até Moisés reclamar, e diziam que era melhor que tivessem morrido antes, e que não viam propósito em terem sido tirados do Egito e levados ao deserto.

Moisés e Arão vão até à Tenda do Encontro pedir ajuda ao Senhor, que lhes instrui da seguinte forma:

– Números 20:8

“Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”

O que Moisés fez, porém, foi bater na rocha. Deus entendeu que isso foi um ato de descrença em sua palavra. Moisés estava irado com a população rebelde e agiu dessa maneira, ainda assim, Deus decretou que Moisés não poderia entrar na terra prometida.

Algum tempo depois, após a morte de Arão, ainda caminhando rumo a terra prometida, o povo por outra vez reclamou contra Deus e contra Moisés. Serpentes venenosas foram enviadas contra eles, de forma que se arrependeram e pediram ajuda a Moisés.

Nesse momento, Deus instrui Moisés a fazer uma Serpente de Bronze, de forma que todos que olhassem para ela, seriam curados.

A história até esse ponto pode ser encontrada no livro de Números.

Sucessão, despedida e morte de Moisés

Como Moisés já sabia que não poderia entrar na terra prometida, pediu a Deus que escolhesse um sucessor, alguém que conseguisse guiar o povo e ajudá-los na conquistar a promessa divina.

Números 27:15-17

Moisés disse ao Senhor: “Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor”.

Josué, um dos espias que tinha sido fiel, foi nomeado o sucessor de Moisés.

Todo livro de Deuteronômio pode ser entendido como um discurso de despedida de Moisés, revisando toda Lei de Deus ao povo, incentivando-os constantemente a serem fieis às promessas divinas.

Sua morte é narrada no último capítulo do livro (34), em que ele subiu até o monte Nebo, em que podia contemplar Canaã, a terra prometida. Em Moabe, Moisés morreu, com cento e vinte anos, ainda que estivesse em pleno vigor, como relata o texto “todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor tinham se enfraquecido” (Deuteronômio 34:7).

Os israelitas estiveram de luto por trinta dias, e seguiram a partir de então a liderança de Josué.

A importância de Moisés na História

Enquanto esteve liderando o povo de Israel durante quarenta anos no deserto, Moisés escreveu suas obras literárias. Ele foi o principal autor do Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, também chamados de Torá (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Além de ter escrito os livros da Lei, Moisés também escreveu pelo menos um dos salmos, o Salmo 90.

Por ter sido um dos homens escolhidos por Deus para escrever as Escrituras, Moisés também foi um profeta que revelou e registrou as palavras de Deus ao povo sob a direção do Espírito Santo.

O escritor de Hebreus destaca a fé de Moisés ao rejeitar ser chamado de filho da filha de Faraó (Hebreus 11:24). Ele também estabelece uma comparação entre Moisés e Cristo, mostrando que Moisés foi uma figura de Cristo como mediador da Antiga Aliança. Essa Antiga Aliança apontava diretamente para o próprio Cristo, no qual encontra seu perfeito cumprimento (Hebreus 3).

Moisés foi um homem de caráter e fiel a Deus, preocupado com a honra do nome do Senhor (cf. Números 14:13). Ele ocupou uma posição muito elevada no plano divino do Antigo Testamento.

A fama de Moisés como o grande homem escolhido por Deus se estendeu desde os tempos de Josué até os tempos do Novo Testamento (Josué 8:31; 1 Reis 2:3; 2 Reis 14:6; Esdras 6:18; Marcos 12:26; Lucas 2:22; João 7:23; 2 Coríntios 3:15).

Também quando se fala sobre a história de Moisés, sempre deve ser lembrado que ele e o profeta Elias apareceram ao lado de Jesus no episódio da transfiguração. Ele foi o grande legislador de Israel, e Elias o grande profeta da nação. Naquela ocasião eles falaram da morte iminente de Jesus, apontando para o fato de que a Lei e os Profetas testificaram de Cristo.

O livro de Deuteronômio termina com um lembrete, homenageando esse grande líder:

Deuteronômio 34:10-12

Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face,
e que fez todos aqueles sinais e maravilhas que o Senhor o tinha enviado para fazer no Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra.
Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.

Descubra mais sobre O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE❤️🕊️

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

História e biografia de Moisés segundo a Bíblia

O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️ 🕊️ © 2025 ROYAL ADDONS

OEVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. - Marcos 16:15

Categorias

Institucional

Siga-nos

OEVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️ 🕊️ © 2025 ROYAL ADDONS

Descubra mais sobre O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE❤️🕊️

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading