Devocional o que aprendemos com O pecado de Acã :

(Josué 7:1)
“Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.”
Acã foi um israelita que desobedeceu a Deus, no tempo de Josué. Ele roubou coisas destinadas à destruição e trouxe condenação sobre Israel.
Na primeira batalha dos israelitas na terra prometida, Deus mandou destruir todos os despojos (Josué 6:17-19). Essa era uma guerra santa, para cumprir a vontade de Deus; o objetivo não era matar para ficar rico. Ao entregar todos os despojos da primeira batalha a Deus, os israelitas consagrariam sua missão a Deus.

Josué e os israelitas destruíram Jericó e fizeram como Deus tinha ordenado: mataram todas as pessoas e animais, queimaram a cidade com fogo e entregaram todos os metais ao santuário de Deus. Mas uma pessoa desobedeceu – Acã.
Em Jericó Acã viu uma capa bonita, algum ouro e prata e decidiu ficar com eles. Ele levou tudo para sua tenda e escondeu o que tinha feito (Josué 7:20-21). Mas Deus viu e ficou muito zangado.
As consequências do pecado de Acã

A segunda batalha que os israelitas travaram foi contra uma cidade pequena, muito mais fácil de conquistar que Jericó. Mas os israelitas perderam a batalha e 36 homens morreram. Quando Josué perguntou a razão a Deus, Ele respondeu que os israelitas tinham pecado contra Ele, ficando com coisas consagradas para a destruição (Josué 7:10-12). Para consertar a situação, os israelitas teriam de destruir os objetos roubados e o ladrão.
Para revelar quem tinha cometido o pecado, Deus ordenou que os israelitas se santificassem. No dia seguinte, cada tribo se apresentou diante de Deus e a tribo de Judá foi sorteada. De entre a tribo de Judá, o clã e a família de Acã foram escolhidos (Josué 7:18-19). Finalmente, a sorte caiu sobre Acã, que confessou seu pecado e revelou onde os objetos roubados estavam escondidos.
Então os israelitas pegaram em Acã e em todos os seus filhos e filhas e os apedrejaram. Eles queimaram os corpos, os objetos roubados e tudo que pertencia a Acã (Josué 7:25-26). Os israelitas se mantiveram fiéis a Deus e, depois desse incidente, conseguiram vencer seus inimigos
Ficou provado, sem sombra de dúvida, que Acã era o culpado, a razão da derrota de Israel em Ai. Quando as coisas ficaram mais claras, ele disse: “quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo” (Josué 7:21).
Deus tinha prometido muitas bênçãos ao Seu povo, se O obedecessem fielmente. Com sua ação, Acã mostrou que não respeitava nem confiava em Deus. Seu coração não era fiel. Podemos pensar que Deus não se importaria com algo tão pequeno mas, na verdade, Acã trocou Deus por esses objetos. Ele achou que um pouco de dinheiro e uma capa tinham mais valor que amar a Deus!

Isso resume: eu vi… eu quis… eu peguei. É assim que a maioria dos pecados ocorre. Primeiro Acã viu. Não é a primeira olhada que nos coloca em problemas. É sempre a segunda. Então Acã quis, ou cobiçou, quando viu. Cobiça é um desejo intenso de ter algo, não interessa o quanto a quem isso custe. E, por fim, Acã agiu.
A Bíblia diz: “Mas, se vocês não fizerem isso, estarão pecando contra o Senhor; e estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram” (Números 32:23). O pecado encontrou Acã, e irá nos encontrar também. Não é uma questão de SE irá encontrar, e sim de QUANDO.
Oração – Livra-nos do mal
SENHOR, por favor livrai-nos do mal do mundo, como também do mal do pecado que habita em nós. Certamente seremos tentados, mas confiamos que o SENHOR proverá livramento de maneira que conseguiremos suportar. Amém!
Descubra mais sobre O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE❤️🕊️
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Você precisa fazer login para comentar.