O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

A obra do Espírito Santo.

A obra do Espírito Santo.

Introdução

A evidência concreta de que alguém possui o Espírito Santo é o fato de sua vida ter sido transformada de acordo com o padrão divino, procurando conhecer e viver em conformidade com “toda a verdade”.

Antes de Sua ascensão ao Céu, Cristo prometeu aos Seus discípulos que enviaria o Espírito Santo: – Atos 1:8

Essa promessa cumpriu-se por ocasião do Pentecostes (Atos 2); porém “a grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menos manifestação do poder de Deus da que a que assinalou o seu início.”

Como a promessa do Espírito Santo é extensiva também aos “últimos dias” (Atos 2:17-21), muitos cristãos sinceros têm acalentado dúvidas com respeito à[s modernas manifestações “carismáticas” e “pentecostais” Seria isso o cumprimento da profecia bíblica?. . .

Para uma melhor compreensão do assunto, analisaremos qual é o verdadeiro conceito bíblico sobre a “Obra do Espírito Santo”.

Basicamente, a obra do Espírito Santo pode ser dividida em dois aspectos:

A obra do Espírito Santo em chamar os pecadores ao arrependimento e neles tornar eficaz o sacrifício expiatório de Cristo. Esta obra que é de natureza universal, isto é, que o Espírito Procura efetivar em todos os seres humanos, diz respeito à salvação.

Porém aparece também um outro aspecto da Sua obra, que visa a capacitar aqueles que já se submeteram ao Seu chamado à salvação, com um poder especial, de acordo com as necessidades, para testemunhar aos outros pecadores, da salvação em Cristo. Esta é portanto uma capacitação de natureza evangelística.

E, nesta oportunidade, além de analisarmos esse duplo aspecto da obra do Espírito Santo, consideraremos também as condições para sermos cheios do Espírito Santo e também as evidências de que Ele habita em nós.

– A OBRA UNIVERSAL DO ESPÍRITO SANTO

  • A – A Sua Obra Fundamental no Mundo.

A missão individual do Espírito Santo no mundo é vividamente descrita nas palavras de: – Apoc. 3:20

– E o conselho divino é: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações. . .” (Heb. 3:15)

Cristo afirmou que o Espírito Santo viria para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Estes são aspectos cruciais da salvação.

E Cristo afirmou também que o Espírito Santo viria para O glorificar: – João 16:14

E mais do que isso, o Espírito Santo é também o agente regenerador (Tito 3:5) que torna eficaz o sacrifício de Cristo na vida do crente.

  • B – A Sua Obra em Relação à Verdade

Outro aspecto da missão do Espírito Santo aparece na declaração de Cristo em: – João 16:13

Esta é uma obra de santificação, pela qual o próprio Cristo orou: – João 17: 17

E o salmista acrescenta: “a Tua Lei é a própria verdade” (Sal. 119:142)

“O Espírito é chamado ‘o Espírito da verdade’, pois Sua obra é guiar os seguidores de Jesus a “toda a verdade’. Enquanto os dias passam o Espírito os guiará mais e mais profundamente no conhecimento da verdade.”

Como foi o Espírito Santo que inspirou a Bíblia, Ele jamais guiará os genuínos cristãos de maneira contrária a ela.

  • – A Sua Obra não Iniciou Apenas por Ocasião do Pentecostes

A Bíblia apresenta a atuação do Espírito Santo mesmo antes da semana da criação: – Gên. 1:2

Inúmeras vezes é Ele mencionado no Velho Testamento. Deus mesmo prometeu aos israelitas após o êxodo: “O Meu Espírito habitará no meio de vós”. (Ageu 2:5)

E ainda antes do Pentecostes Cristo afirmou que o Espírito Santo já habitava nos Seus discípulos: – João 14:17

Portanto, o Espírito Santo não iniciou a Sua obra apenas por ocasião do Pentecostes, como querem alguns.

A OBRA ESPECIAL DO ESPÍRITO SANTO

  • – Uma Capacitação Especial de Poder para Testemunhar

O batismo com o Espírito Santo é a maior bênção que Deus preparou para os salvos.

Assim como para os não salvos o mais importante é receber a salvação; para os que já são salvos, o batismo com o Espírito Santo é a experiência mais importante.

Nesta primeira lição veremos que todo verdadeiro crente em Jesus Cristo possui o Espírito Santo; porém, esse mesmo crente é exortado pela Palavra a buscar o batismo com o Espírito Santo (Lc 24.49; At 1.4,5,13,14).

I. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA DIVINA

Muitos ignoram que o Espírito Santo é realmente uma pessoa. Acreditam que seja uma força impessoal, uma influência ou um sentimento positivo.

Todavia o Espírito Santo é uma Pessoa, a terceira pessoa da Santa Trindade, com todos os atributos divinos, assim como o Pai Celestial e seu Filho Jesus. A Bíblia afirma que os três, isto é, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Um, (1Jo 5.7,8).

A Escritura refere-se ao Espírito Santo como uma pessoa. Por exemplo, dEle está escrito: “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade […]” (Jo 16.13a), “Ele me glorificará […]” (Jo 16.14a), “E, quando ele vier, convencerá o mundo […]” (Jo 16.8a). Jesus, falando do Espírito Santo, disse que o Pai O enviaria, (Jo 14.16,26). A Bíblia confere ao Espírito Santo atributos de pessoa: Ele tem vontade (1Co 12.11); conhece (1Co 2.11b); tem sentimento (Ef 4.30r); ama (Rm 15.30), e também lhe atribui atos de uma pessoa: fala (Ap 2.7); testifica (Jo 15.26); intercede (Rm 8.26); guia (Rm 8.14); ensina (1Co 2.13).

II. O ESPÍRITO SANTO OPERA NA SALVAÇÃO DO PECADOR

O Espírito Santo desperta o pecador para a necessidade de salvação. O Espírito Santo opera na pregação da Palavra de Deus (1Ts 1.5), vivificando a Palavra, tornando-a compreensível (Jo 6.63; 2Co 3.6). O Espírito Santo convence o homem de seu pecado (Jo 16.8-11), fazendo-o sentir remorso e tristeza (2Co 7.8), e levando-o ao arrependimento (2Co 7.9,10). O Espírito Santo transmite o convite de Jesus ao pecador (Mt 11.28; Ap 22.17).

2. O Espírito Santo opera na regeneração do pecador. Ele implanta fé no coração do homem (2Co 4.13; Ef 2.8). Aqueles que, apesar de vivos na carne, estão mortos em ofensas e pecados (Ef 2.1), ao invocarem o nome do Senhor (Rm 10.13), nascem de novo, não pela vontade do homem, mas nascem da água e do Espírito (Jo 3.5,6). O Espírito de vida livra o pecador da lei do pecado e da morte (Rm 8.2), e o pecador fica lavado, santificado e justificado em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus (1Co 6.11). Tendo o coração purificado pela fé (At 15.9), o pecador recebe poder para ser feito filho de Deus (Jo 1.12). O Espírito Santo dá-lhe certeza da salvação, testificando com o seu espírito que ele agora é filho de Deus (Rm 8.16).

III. O ESPÍRITO SANTO HABITA NO SALVO

O corpo do salvo passa a ser templo e morada do Espírito Santo que habita nele proveniente de Deus (Rm 8.9; 1Co 6.19; 2Tm 1.14). O Espírito Santo confere ao salvo a certeza da presença de Jesus em sua vida (1Jo 3.24), e o propósito do Filho de Deus de manter com ele uma relação pessoal (Ap 3.20). Se alguém não tem o Espírito de Cristo este tal não é dele (Rm 8.9). O Espírito Santo é o selo de Deus na vida do salvo, isto é, aquilo que marca o salvo como propriedade de Deus (2Co 1.21,22; Ef 1.13). Por outro lado, o salvo tem a certeza de que tem este selo, porque o Espírito testifica com o seu espírito que ele pertence a Deus (Rm 8.16). O Espírito Santo é também o penhor da sua herança celestial (Ef 1.14), isto é, a garantia de que receberá a sua herança (Rm 8.17a; 1Pe 1.4).

1. O Espírito Santo santifica o crente. O Espírito Santo efetua no crente a santificação (2Ts 2.13; 1Pe 1.2). Ele o inclina para as coisas do Espírito (Rm 8.5,8,9); milita contra a carne (Gl 5.17); manifesta em nós a vida de Jesus (2Co 4.10,11); promove a manifestação do fruto do Espírito (Gl 5.22); transforma o crente de glória em glória (2Co 3.18).

2. O Espírito Santo amplia o conhecimento das coisas de Deus. O Espírito Santo nos guia em toda a verdade (Jo 16.13), e nos faz lembrar as palavras que Jesus ensinou (Jo 14.26). Ele penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. E nós recebemos o Espírito que provém de Deus, para podermos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus (1Co 2.10-12).

3. O Espírito Santo capacita o crente para ser instrumento de Deus. Cada crente foi chamado para servir (1Ts 1.9). O Espírito Santo desperta o crente para entregar-se ao serviço de Deus (Rm 6.13,19,22). O Espírito eterno que levou Jesus a se oferecer para expiar os nossos pecados, opera também em nós o propósito de servir ao Deus vivo (Hb 9.14). Se, antes do batismo com o Espírito Santo, o crente sente prazer em servir ao Senhor, quanto mais depois que “recebe a virtude do Espírito Santo para ser testemunha!” (At 1.8).

IV. O PRÓPRIO ESPÍRITO DE DEUS DESPERTA O SALVO PARA BUSCAR O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

A Bíblia ensina que o batismo com o Espírito Santo nos é concedido como uma dádiva, como um dom, gratuitamente (1Co 2.12; At 2.38) àqueles que estão sedentos (Is 44.3,4). Esta sede do crente é obra do Espírito Eterno. A sede impulsiona o crente a orar e a oração abre a porta para o batismo com o Espírito Santo, pois ele é dado aos que pedem e buscam (Lc 11.13; At 1.4).

Conclusão

Ao aceitarmos Jesus como nosso Salvador pessoal, passamos a ter em nós o Espírito Santo como selo de Deus em nossa vida. Mas devemos todos, ao mesmo tempo lembrar que temos a divina e venturosa promessa. Cabe a cada crente apropriar-se dela pela fé e receber a bênção.


Descubra mais sobre O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE❤️🕊️

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

A obra do Espírito Santo.

O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️ 🕊️ © 2025 ROYAL ADDONS

OEVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️🕊️

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. - Marcos 16:15

Categorias

Institucional

Siga-nos

OEVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE ❤️ 🕊️ © 2025 ROYAL ADDONS

Descubra mais sobre O EVANGELHO DE CRISTO AO SEU ALCANCE❤️🕊️

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading